Como aprender a profissão web design

Como aprender a profissão web design

Sem dúvida, a profissão de web designer é uma das mais valiosas e flexíveis de todo o mercado de informática.

Isso porque a profissão, além de extremamente bem remunerada, web designers gozam de tempo e criatividade. Neste pequeno artigo, vamos rever alguns formas de aprender mais sobre esta belíssima e importante profissão.

Primeiro, vamos rever o lado técnico de se tornar um web designer. Todos esses jargões técnicos e nomes estranhos podem parecer intimidantes, mas eles são realmente muito fáceis, uma vez que você começa a conhecê-los.

Concepção visual

Pode parecer óbvio que você precisa de conhecimento de design para ser um web designer, mas o design visual se concentra em produtos digitais, então pode ser diferente do que você espera.

Neste caso, os princípios de design são o que determina o olhar e a sensação de um site.

Podem variar de proporções à tipografia, a sistemas, à teoria das cores. Em outras palavras: o design visual é a sua chance de cavar para criar uma verdadeira experiência agradável e hierarquia de informações.

Experiência de usuário (UX)

Aí vêm essas abreviaturas que poucas pessoas entendem.

UX significa experiência de usuário, ou como as pessoas se sentem quando usam um site.

Acima de tudo, UX é sobre abordar seus projetos a partir de uma primeira perspectiva do usuário. Como você pode projetar um site que os ajuda a obter exatamente o que eles precisam?

Para isso, você vai pesquisar seus usuários e criar “personas”, algo muito comum na área de marketing.

Você vai colocar as páginas e conteúdo com um mapa do site. Você irá descobrir caminhos que os usuários tomam em seu site e assim conhecer com mais detalhes seu comportamento de uso.

Por exemplo, eles sempre clicam diretamente para as mídias sociais? Ou estão apenas à procura de informações de contato?

Todos estes componentes são essenciais para a prática de design de experiência do usuário.

Concepção de software

Como qualquer artesão, para fazer o seu trabalho você precisa das ferramentas certas.

Conhecer o seu caminho em torno dos padrões da indústria será útil em todos os casos e crítico em muitos.

Ao projetar um site pode ser feito corretamente em um navegador da web, ferramentas como Adobe Photoshop e Illustrator – são aquelas que quase todos os designers usam para partes importantes de seu trabalho, como criar mockups, projetar protótipos, e, claro, modificar e melhorar suas imagens.

Você deve aprender a usá-los (embora, se você está apenas começando, considere experimentar algumas alternativas como o Canvas em vez disso)

Aprenda HTML

Você pode não ter imaginado que um web designer precisaria saber como codificar.

Mas hoje em dia é uma habilidade esperada para a maioria dos trabalhos de design.

HTML significa HyperText Markup Language, que é a linguagem de codificação usada para colocar conteúdo em uma página web e dar-lhe estrutura.

Aprenda em grupos de web design

E depois há a tecnologia parceira do HTML, conhecida como CSS ou folhas de estilo em cascata.

CSS é o código que diz aos navegadores como formatar e estilo HTML para uma página web. Em outras palavras, é o que faz todo o texto e outro conteúdo parecer agradável.

Com CSS, você pode ajustar as cores, mudar as fontes, ou adicionar um fundo deslumbrante, e muito mais!

É aqui que o seu olho para o design realmente brilha e como você pode colocar o seu selo criativo em cada site que você criar.

Se você quiser começar a aprender web design gratuitamente, HTML & CSS são grandes habilidades para começar.

Um dos portais que você pode acompanhar é o Portal Desenvolvedor, que é um ajuntamento de recursos gratuitos para aprender codificação.

Enquanto você pode codificar seus projetos usando apenas HTML e CSS, se você também pode programar usando JavaScript, você terá uma grande vantagem competitiva.

JavaScript permite que você pegue elementos estáticos em seu site e torná-los interativos.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Não se esqueça de deixar nos comentários abaixo o que achou.

Deixe um comentário