Apesar do empréstimo ser uma ótima forma de conseguir um dinheiro rápido, ninguém gosta de ficar devendo dinheiro, não é?
Mas, há algumas dicas que você pode seguir para que a solicitação de um crédito não seja algo traumático para você. Veja abaixo.
Pegar empréstimo apenas para um objetivo
Um dos principais erros que as pessoas comentem é solicitar um empréstimo sem ter um objetivo, apenas como forma de conseguir um dinheiro extra.
Assim, tente sempre só pegar um emprestado quando realmente necessário, seja para pagar uma dívida, comprar um bem ou uma viagem.
Consulte sempre as taxas de juros
Bem, as parcelas de um empréstimo não envolvem apenas o dinheiro emprestado, mas também um amontoado de taxas e juros.
Por isso, é importante que você pesquise nos bancos e financeiras, antes de fechar o contrato, qual as taxas que estão envolvidas no contrato.
Ainda, para você que deseja pagar o mínimo de juros possível, uma dica é contratar um empréstimo com garantia, opção quando os bancos pegam o carro ou imóvel do cliente como forma de assegurar o pagamento, isso diminui o risco de inadimplência, consequentemente, as taxas de juros.
Nunca subestime o pagamento das parcelas
O empréstimo sempre gera um pagamento parcelado, e com juros, sendo por isso que você deve sempre analisar se estas se adéquam ao seu orçamento mensal.
Uma dica é não deixar que as parcelas do empréstimo tomem mais do que 20% do seu salário bruto.
Se informe sobre quem empresta o dinheiro
Quando pedimos um empréstimo em um grande banco pelo menos temos a certeza de segurança e que não estamos caindo de um golpe, mas quando solicitamos em pequenas financeiras e instituições online, essa situação já muda.
Por isso, sempre antes de solicitar um empréstimo pesquise bem sobre a procedência de quem empresta.
Siga essas dicas e evite problemas na hora de pedir um empréstimo, tornando-o sempre uma solução para os seus problemas, e não um agravante.