Os 10 Deveres de Todo Cristão

A vida cristã é de obediência. É o que um autor descreveu brilhantemente como “uma longa obediência na mesma direção”. Aqueles que se voltaram para Jesus Cristo em arrependimento e fé provam a autenticidade de sua conversão pela obediência. Assim que fizeram sua profissão, começaram a procurar voluntariamente e com alegria a vontade de Deus e a viver em conformidade com ela. Como Davi, eles aprendem a suplicar: “Guia-me no caminho dos teus mandamentos, pois deleito-me com ele” e encontram seus corações exclamando: “Oh, como amo sua lei! É minha meditação o dia todo ”(Salmo 119: 35, 97). Os cristãos são ensinados os mandamentos de Cristo para que possam obedecê-los (Mateus 28:20). Eles aprendem que têm o dever de orar, então oram; eles aprendem que têm o dever de perdoar, então perdoam; eles aprendem que têm um dever de diligência, então eles trabalham duro e fornecem generosamente. Bem e bom.

Dever é destrutivo quando alimentado por motivos perversos.

Mas eis a coisa complicada: o dever é destrutivo quando alimentado por motivos perversos.Hipócritas cumprem deveres religiosos para se convencer de sua justiça. Eles pensam: “Basta olhar para todas as coisas boas que faço. Eu devo ser cristão! Enganadores cumprem deveres religiosos para convencer outros de sua justiça. Eles dizem: “Basta olhar para todas as coisas boas que faço. Eu sou melhor que você!” Se a marca dos verdadeiros crentes é que eles cumprem com alegria todos os seus deveres dados por Deus, a marca dos enganadores e hipócritas religiosos é que eles escolhem egoisticamente os que irão desempenhar. Às vezes, eles cederão apenas aos deveres simples, que gratificam seu orgulho ou amenizam sua culpa. Eles podem ser como as autoridades religiosas da época de Jesus que com certeza “dizimavam hortelã, endro e cominho”, mas “negligenciavam os assuntos mais importantes da lei: justiça, misericórdia e fidelidade” (Mateus 23:23). Os hipócritas religiosos se regozijam no punhado de deveres que eles cumpriram, cegos para as inúmeras áreas onde eles precisam desesperadamente da graça de Deus. O fato é que o dever é bom e necessário, mas é perigoso e enganoso quando alimentado por um coração perverso.

Hoje estou iniciando uma nova série de artigos que examinará “Os 10 Deveres de Todo Cristão”, mas começo com alguma hesitação. Estou ciente das maneiras pelas quais o dever pode ser mal usado e mal aplicado. Eu sei disso lendo a Bíblia, sei disso interagindo com os outros e sei isso da minha própria vida e experiência. O perigo de uma lista de 10 deveres é que, nas mãos de pessoas pecadoras, corre o risco de se tornar pouco mais do que uma lista de verificação banal que promove a decepção e a falta de sinceridade. Pode ser usado por hipócritas para promover sua auto-ilusão e por enganadores para promover sua ilusão de outros.

Eu quero expor hipócritas, não adotá-los. Eu quero desmascarar os enganadores, não cultivá-los. E quero expor e desmascarar qualquer hipocrisia e engano que habita em mim. Por esse motivo, vou proceder de maneira cautelosa e deliberada. Embora cada um desses dez itens inclua instruções bíblicas e descreva a vida cristã obediente, eles também distinguir cuidadosamente entre a verdadeira obediência, por um lado, e a hipocrisia ou a decepção, por outro. Dessa maneira, esta lista de deveres cristãos ensinará e advertirá, e treinará e testará. Ele pretende ser muito mais do que uma lista de comportamentos, mas uma série de marcos, medidas da autenticidade e qualidade de nossa fé. Estes não são 10 deveres apressadamente eliminados de uma lista, mas 10 deveres a serem realizados conscientemente em toda a vida.

Mesmo quando começamos, devemos nos lembrar das boas novas do evangelho. Ao nos voltarmos para os deveres que Deus espera de seu povo, admitimos que não podemos cumpri-los com perfeição. Em vários momentos e de várias maneiras, inevitavelmente fracassamos. Mas nos alegramos por nossa justificação ser encontrada na perfeita obediência de Jesus Cristo. Por causa de sua justiça e pagamento por nossos pecados, Deus está disposto a aceitar nossa obediência incompleta. Onde quer que falhem, temos um advogado diante do Pai, Jesus Cristo, o justo. O Pai é fiel em nos perdoar, nos purificar e nos capacitar pelo seu Espírito a seguir em frente em obediência. Com isso em mente, passemos ao primeiro dos 10 deveres de todo cristão: o dever da introspecção.

Deixe um comentário