Se você possui uma empresa, um negócio ou um empreendimento, este artigo o ajudará a entender por que é extremamente conveniente ter advogados que entenda a virada do seu negócio. Saiba por que a sua empresa deve ter um advogado, a seguir:
Como todos sabem, e o senso comum indica, as empresas que não possuem aconselhamento jurídico adequado não têm muita expectativa de vida. Para sobreviver no mercado moderno, evitar conflitos legais, multas, sanções administrativas, indenizações trabalhistas, danos e perdas civis, clientes inadimplentes etc., é necessário um gerenciamento jurídico eficaz.
Muitas empresas iniciantes só se preocupam com a assessoria jurídica na última hora, mas é importante que a mesma esteja entre o planejamento para abrir qualquer negócio. Confira as etapas jurídicas realizadas por advogados, as quais uma empresa deve estar em dia:
1.- RELAÇÕES TRABALHISTAS
Se você tiver funcionários, saberá o que julgamentos e mediações significam. Licenças, demissões, avisos, horas extras, contratos a prazo, contratos de agências, categoria trabalhista, reclamações sindicais, etc.
2.- CONTRATOS
Em uma empresa, os contratos são moeda corrente, algo realizado todos os dias. Analisá-los para controle legal é fundamental. Uma empresa não deve assinar nenhum contrato sem ser claro sobre o escopo e as consequências de sua execução e suas possíveis interpretações. Os contratos são fontes de obrigações.
3.- COBRANÇAS
Às vezes, clientes difíceis exigem a intervenção de advogados, no caso de cheques rejeitados, acordos de pagamento, notas promissórias, contas em atraso em contas correntes comerciais saturadas, etc. A intervenção oportuna de um advogado pode impedir que as inadimplências se tornem incobráveis.
4.- COMPETIÇÕES E FALÊNCIA
Quando o que foi dito no ponto anterior é agravado, a cessação dos pagamentos dos clientes os expõe à falência. Lidar com as medidas contra o devedor ou solicitar a falência pode ser a única maneira de cobrar os créditos da empresa.
5.- MARCAS E PATENTES
Ter sua própria marca, registrá-la e protegê-la permitirá expandir seus negócios, impulsioná-los, divulgá-los e promovê-los. Outro aspecto fundamental de todas as empresas hoje.
Todos os dias há mais empreendedores que registram suas ideias, marcas, logotipos etc., mesmo tendo apenas isso, o que significa que em cada nicho, a concorrência nesse aspecto está aumentando, e os problemas relacionados aos direitos registrados e às categorias protegidas crescem a cada dia. Registrar e proteger adequadamente sua marca é uma base importante para a projeção de negócios.
6.- ASPECTOS SOCIAIS
O tipo corporativo é o valor assumido pela sua empresa, como uma entidade legal. É necessário tomar providências periodicamente na Inspetoria Geral de Justiça ou entre a Direção Provincial de Pessoas Jurídicas, bem como informar cada mudança de importância na vida da empresa e manter atualizado quanto a todas as resoluções emitidas.
7.- AÇÕES ADMINISTRATIVAS
O item no qual sua empresa ou negócio é desenvolvido, necessariamente possui uma Autoridade Administrativa da Controladoria ou uma estrutura administrativa à qual você deve enviar no exercício da atividade em questão.
As submissões para os diversos órgãos administrativos são regidas pelas regras do mesmo, sem prejuízo da possibilidade de procedimentos legais adequados. Essas autoridades administrativas regulam a atividade por meio de disposições, resoluções e opiniões, as quais as empresas devem cumprir.
8.- ASPECTOS FISCAIS
Recursos e ações contra as determinações dos negócios das agências de cobrança. Nesta área, o ideal é o trabalho interdisciplinar com contadores públicos; É por isso é importante termos contadores e advogados em nosso estudo, para um conselho realmente abrangente sobre o assunto.
9.- DEFESA DO CONSUMIDOR
Toda empresa ou negócio que vende produtos ou oferece serviços deve conhecer o mundo regulatório relacionado aos direitos dos usuários e consumidores, um setor da população cada vez mais protegido pela legislação. Isso impedirá a realização de campanhas comerciais ou de marketing que possam causar problemas legais.
10.- CONSELHOS DE NEGÓCIOS
Não apenas pelos nove pontos anteriores, mas pela experiência e treinamento que eles têm em técnicas de negociação, resolução alternativa de conflitos, inteligência emocional, gerenciamento e planejamento, liderança e trabalho em equipe, contratar advogados são a melhor opção para acompanhá-lo no processo.
Será importante para os negócios e ajudará você a tomar as decisões mais inteligentes possíveis, levando em consideração inúmeros fatores, seja para crescer, controlar danos, gerenciar momentos de crise ou tentar antecipar consequências.