Você deseja seguir carreira na área de direito criminal, mas não sabe quanto ganha um advogado criminalista? Confira aqui neste artigo a média salarial desse tipo de profissional, o que ele faz e quais os requisitos para se tornar um advogado na área criminal.
O que faz um advogado criminal?
Um advogado criminal é aquele que se especializou em Direito Penal, ou seja, o ramo jurídico que regula todos os tipos de crimes e suas penas e estabelece as regras que regem o procedimento legal para reparação de danos causados pela comissão de crimes.
Assim, um advogado criminal realizará seu trabalho perante os tribunais, que são aqueles que têm jurisdição para investigar e processar a acusação e defesa.
Como especialista no assunto, um advogado criminal poderá aconselhar seus clientes, através da assessoria jurídica e iniciar um processo criminal contra um indivíduo, empresa ou órgão privado, após a prática de um crime, ou definir a estratégia de defesa no caso de um cidadão ou uma pessoa coletiva que é convocada por um órgão policial ou imersa em processo penal.
O advogado criminal deve ter motivação e vocação para realizar o serviço público.
Os requisitos para ser um advogado criminal são:
– Ter um diploma de bacharel ou direito.
– Realizar a especialização criminal.
-Ser aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Quanto ganha um advogado criminalista?
O salário de um advogado criminal pode chegar a R$ 20 mil, dependendo de sua área de atuação, uma vez que pode atuar no setor público, privado e como correspondente.
Os cargos exercidos por esse profissional podem ser: juiz da vara criminal, promotor de justiça, delegado, polícia militar ou civil, investigador criminal, entre outros.
Dicas para ser um bom advogado criminal
Além de atuar como advogado especialista em outros ramos do Direito, o advogado criminal deve ter motivação e vocação para o serviço público. Além dos requisitos básicos para todo bom advogado, é preciso ser um profissional com grande treinamento e responsabilidade .
Você também deve ter excelentes habilidades de comunicação, compreensão e lógica para resolver os conflitos que surgem em cada caso e transferir as informações mais completas e detalhadas possíveis para seus clientes.
Os advogados criminais abordarão, nos seus casos do dia-a-dia, os crimes contra propriedades (roubo, furto, fraude etc.), contra pessoas e vida (lesões, homicídios, assassinatos, etc.), de natureza econômica (lavagem de dinheiro, impostos, empresas) ou contra a Administração Pública.
Por esse motivo, a melhor maneira de desempenhar sua função é ser um especialista no assunto ao qual se dedica.
Assim, além dos estudos obrigatórios para poder atuar como advogado (a Licenciatura em Direito e o Mestrado em Direito), a especialização em Direito Penal será importante por meio de um mestrado e de cursos complementares focados em aspectos do ramo legal.
A importância da especialização criminal
A especialização através de um mestrado permitirá ao advogado criminal oferecer a seus clientes um serviço diferenciado sobre o assunto em que são especialistas. A oferta de cursos de pós-graduação e especialização em Direito Penal é ampla e depende de cada centro educacional, com opções presenciais e on-line, uma maneira ideal de combinar trabalho e vida pessoal com treinamento.
Além da educação universitária, o advogado criminal é um profissional que deve manter-se atualizado com as várias mudanças legislativas que afetam suas áreas de trabalho para realizar seu serviço de maneira diligente e eficaz.