Sabe aquela fórmula de química? Qual tema vai cair na redação? Quanto tempo tenho para fazer a prova? Perguntas demais já te assustam? Ops, fizemos outra…
Para quem pensa em começar a aprender em como estudar para o Enem 2019, o primeiro passo está justamente neste nosso artigo!
Pois, com tanta concorrência no vestibular, preparar-se para o Enem não é tarefa fácil se você não organizar uma rotina de estudos programada.
Mas pode relaxar… você pode estar assustado agora, mas vai se sentir motivado com as dicas que separarmos para a sua missão ficar mais fácil.
Afinal, quanto mais estudar, mais preparado e despreocupado você vai estar!
Dicas para passar no Enem
Para você aprender a como começar a estudar para o Enem 2019, todo caminho exige sempre o primeiro passo.
Mas nós fomos além, e listamos 5 dicas para sua avaliação no Exame ser mais fácil do que você imaginou!
Liste as matérias do Exame
É aqui que começa sua rotina de estudos. É aqui que você define o melhor método para saber como começar a estudar para o Enem 2019!
Confira no site oficial a lista com os conteúdos que serão exigidos na prova.
Com isso, além de já poder analisar onde poderá ter dificuldades, você ainda vai aprender a dividir seu tempo entre os assuntos de forma mais eficiente, otimizando tempo!
Além da provável afinidade com algumas matérias presentes em livros e apostilas, lembre-se de a prova exige mais do que uma parte teórica.
Isso significa que, para você estar pronto e saber como começar a estudar para o ENEM 2019, sua bagagem cultural também valerá pontos importantes.
Afinal, o tema Atualidades são questões de importante valor para o Exame.
Planeje uma rotina de estudos
Para fazer seu tempo valer ouro, monte um cronograma de estudos adequado ao seu dia-a-dia.
Pois o conteúdo pragmático do Enem é extenso e cada matéria precisa estar tinindo na sua cabeça!
Um bom começo para isso é você listar as atividades comuns ao seu cotidiano. A partir daí você pode começar a distribuir cada disciplina com o tempo restante.
Nossa dica aqui é entrar de cabeça em cada matéria, ainda mais naquelas em que você tem mais dificuldade.
Sempre elabore resumos
Memorizar certas informações podem ser úteis, mas a decoreba pode te derrubar!
Por isso, enquanto estuda as matérias, vá fazendo um tipo de resumo, para manter uma informação ligada à outra. Dessa forma, resumindo suas anotações pessoais, o conteúdo se fixará mais facilmente.
Entre nossas dicas para você aprender a como começar a estudar para o Enem 2019, esse recurso chega a ter a vantagem de ajudar com o auxílio da sua memória visual!
Quer mais benefícios dessa técnica? Quanto mais pontos de referência adicionar, mais chances tem de se lembrar. Invista nesses macetes:
- Tópicos;
- Mapas mentais;
- Comentários;
- Cores;
- Palavra-chave.
Aprimore suas redações
Um bom escritor se faz com muita leitura. Então, além de devorar livros, procure transcrever temas criados por você para o papel.
Mesmo que o tema exigido para a Redação seja divulgado apenas na hora do Enem, quanto mais assuntos você dominar maior será sua habilidade argumentativa.
Outra dica válida é abordar temas semelhantes anteriores e, principalmente, os assuntos que estão em foco no mundo.
Para finalizar, treinar a correção de suas redações é importante para você aprimorar seus conhecimentos da língua portuguesa, como ortografia e morfologia!
Realize diversos simulados
Hoje em dia, parece até fácil aprender a como começar a estudar para o Enem 2019.
Isso por que existe uma variedade quase incontável de cursinhos e sites com provas oficiais e simulados já realizados.
A partir desse treino, você poderá ficar frente a frente com o nível de prova que será exigido.
Além de tudo, é nessa hora que você vai poder testar e aprimorar um ponto muito importante do perfil dos candidatos aprovados pelo Enem: a concentração!
Agora é com você. Bons estudos e boa sorte!