Como fazer uma compra segura e evitar os golpes pela internet

Como fazer uma compra segura e evitar os golpes pela internet

Só em 2019 a previsão é que seja mais de 60 bilhões de vendas no comércio online. Sabe o que isso significa?

Que as vendas estão aumentando e isso é ótimo, mas os golpes pela internet parecem estar crescendo junto.

Só no Brasil, são mais de 26 mil de tentativas de golpes pela internet por dia, de acordo com dados do laboratório especializado em crimes virtuais (DFNDR Lab).

E você, já caiu em algum golpe em Porto Alegre ou está pensando em comprar de alguém, mas não tem certeza se vai ter prejuízo? Então, leia o texto até o final e veja como fazer compras seguras online.

1 – Pesquise sobre o site ou sobre quem está comprando

Geralmente, quando um fraudador está tentando aplicar os golpes pela internet, ele vai em lugares coletivos de compra (como grupos do Facebook, por exemplo) e tenta enganar o máximo de pessoas.

Alguns desses golpistas ainda fazem grupos de whatsapp para fingir que são confiáveis. Por isso, não aceite apenas o superficial, procure mais a fundo sobre quem está comprando.

2 – Tome cuidado com as falsas referências

Virou moda na internet as pessoas pedirem referências para ter certeza de que não estão comprando de golpistas. Mas, por incrível que pareça, esse ainda não é um método muito seguro.

Lembre-se que muitas pessoas podem participar do esquema de quadrilha e postar como se não conhecesse quem está vendendo, afirmando que é uma pessoa confiável e que a compra é segura.

Para ter ideia, no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre, o número de tentativa de estelionato por dia fica em torno de 55.

3 – Faça o pagamento de uma maneira segura

A melhor maneira de evitar golpes pela internet é fazendo o pagamento de maneira segura. Se você não conhece quem está comprando, não deposite ou transfira dinheiro direto para a compra do vendedor.

A melhor maneira de fazer isso é escolhendo comprar por um Marketplace (como o Mercado Livre, por exemplo), já que se a mercadoria não chegar você pode solicitar o dinheiro de volta.

4 – Não confie totalmente no código de rastreio enviado

Assim que a compra é efetuada, muitos vendedores golpistas podem mandar um código de rastreio para que você se sinta mais seguro de pagar.

Porém, o código de rastreio não informa qual o CEP final e os golpistas muitas vezes usam disso para fingir que mandaram algo, enviarem o código de rastreio, sendo que não tem nada endereçado a você. Por isso, só confirme a compra depois que o produto realmente chegar.

5 – Esqueça os valores muito abaixo do mercado

Já falamos em outro artigo sobre empréstimo seguro e mostramos que comprar online é possível evitando golpistas.

Porém, o que também é importante levar em conta é o valor da mercadoria. Quando falamos de valores, lembre da famosa frase “quando a esmola é muita, o santo desconfia”.

Caso um produto esteja muito abaixo dos valores do mercado, desconfie e consulte melhor esse fornecedor antes de comprar.

Falando em não confiar em estranhos e valores abaixo do mercado, é importante que os idosos de Porto Alegre tomem muito cuidado com isso, já que eles são o alvos principais dos golpistas.

O que fazer se fui vítima?

Por mais que a compra seja pela internet, você pode tomar algumas providências e não deixar com que os estelionatários saiam impunes.

A primeira dica é que você faça o boletim de ocorrência para garantir que possa tomar outras providências depois.

Depois disso, dependendo do valor que você tenha perdido, vale a pena entrar com uma ação cível contra os golpistas. Mas para saber mais sobre os próximos passos, você pode consultar um escritório de advocacia em porto alegre e descobrir o que fazer para recuperar o dinheiro.

Quer outras dicas como essas? Comenta aqui embaixo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Deixe um comentário