Pensando em estratégia de SEO

Pensando em estratégia de SEO

Uma estratégia para otimização de mecanismos de busca geralmente não é nada além de uma resposta sofisticada para “como deve ser meu programa de SEO no próximo ano?”

Não precisa haver muita mágica em torno da resposta. Tudo o que é necessário em muitos casos é uma exploração completa do cenário de SEO e as oportunidades de melhorar o desempenho de sua empresa.

Pense na sua consultoria de SEO como um plano para aumentar sua fatia do bolo – o número total de pesquisas para todas as palavras-chave que seu site pode classificar.

Para comércio eletrônico, a receita potencial representada por essas pesquisas é o que importa. É fácil converter as pesquisas ganhas em receita estimada multiplicando o volume de pesquisas por uma porcentagem presumida que clicará no seu site com base na posição média do ranking e, em seguida, multiplicará pela taxa de conversão média do site e pelo valor médio do pedido. A equação é assim:

Receita = (((volume total de pesquisa *% de cliques) * taxa média de conversão) * valor médio do pedido

O que sua torta representa, então, é receita potencial.

Existem duas opções para aumentar sua porção: (i) aumentar o tamanho da torta ou (ii) pegar uma peça maior de seus concorrentes.

Assim, a sua estratégia de SEO deve abordar o tamanho do bolo e como você vai obter mais – se você crescer a torta ou crescer o seu pedaço. (E se você está buscando a aprovação da liderança para executar seu plano, um documento de estratégia pode ajudar a tornar o caso.)

Aqui estão os três passos para obter mais torta de SEO.

Tamanho e Ingredientes

A pesquisa de palavra-chave cuida desse passo com facilidade. Qual a melhor maneira de determinar o tamanho do mercado de pesquisa e os temas com os quais as pessoas se importam do que extrair as informações diretamente do Google?

Você pode identificar as palavras e frases que os clientes em potencial usam para pesquisar tópicos relacionados a seus produtos e, para avaliar o tamanho do bolo, o volume de cada um desses temas. Você provavelmente descobrirá novos temas de palavras-chave, sugerindo oportunidades de conteúdo, o que aumentará o número de pesquisas a serem segmentadas e o tamanho da pizza em geral.

Quem está na mesa?

Na próxima etapa, olhe ao redor e veja quem mais quer comer a torta: sua concorrência. Realize uma análise competitiva de SEO . Os concorrentes de SEO são freqüentemente diferentes dos concorrentes de negócios óbvios.

Não pule este passo. Determine quais concorrentes são mais fracos e faça planos para capitalizar. Identifique, também, concorrentes mais fortes, aqueles que estão comendo torta que poderia ser sua. Analise como eles estão fazendo e como você pode reagir.

Olhe no espelho

O passo final é a auto-análise. Quanto da torta você já está comendo?

Conheça os relatórios de desempenho do console de pesquisa do Google . Analise as consultas para ver quantos cliques você recebe em quais palavras-chave. Compare isso com sua pesquisa de palavras-chave para determinar as oportunidades.

Talvez a torta seja enorme e você esteja apenas recebendo uma fatia dela. Nesse caso, você tem muito espaço para aumentar sua participação. Ou talvez a sua parte do bolo seja grande e o tamanho geral seja pequeno. Você, portanto, já possui o espaço e seu melhor plano de crescimento é descobrir novos temas de palavras-chave para aumentar o tamanho. A maioria das empresas de comércio eletrônico na minha experiência estão em algum lugar entre esses extremos.

Procure o ponto ideal: temas de palavras-chave de alto volume e baixa concorrência que sejam relevantes para o seu negócio onde você tenha um baixo desempenho. Em seguida, segmente esses temas.

Dê uma olhada no seu site. Pode competir com os outros na mesa? É tecnicamente correto? Tem o conteúdo certo? Os sites relacionados ao seu setor estão vinculados ao seu? Esses aspectos-chave – conteúdo, autoridade e técnica – podem impedi-lo.

Deixe um comentário