Você foi demitido, e isso gera uma situação chata olhando de diversos pontos de vista, e agora você está estressado – pesquisando seus miolos em um esforço para descobrir como você vai pegar os pedaços dessa bagunça inesperada.
Respire profundamente. A menos que você tenha sido demitido por algo tão ruim que virou notícia ou resultou em consequências extremas, provavelmente há muita esperança e promessa de que você poderá, e fará um gracioso retorno.
Você não está sozinho
Quase sem exceção, os clientes com quem trabalhei e que foram demitidos temiam que ninguém jamais entendesse o que acabara de acontecer, acreditasse em sua explicação ou quisesse contratá-los, dada a “mancha” da situação.
Não é o caso. Certamente, ser demitido não é um cenário ideal, mas acontece todos os dias nos locais de trabalho em todo o país, ainda mais com uma forte crise que afeta o Brasil.
Sente-se com um gerente de RH em algum momento e você certamente vai ouvir algumas histórias sobre os funcionários que deixaram a organização. Meu palpite é que seus dados são bastante comuns. Não se esqueça também de rever seus direitos após ser demitido. Procure saber quem tem direito ao seguro desemprego. E se for o seu caso, faça imediatamente o agendamento seguro desemprego.
Embora possa parecer que você é a única pessoa que já esteve nessa situação, você não está. E isso é uma coisa boa, porque muitos gerentes de contratação provavelmente ficarão menos alarmados do que você pode temer.
Aproveite o tempo para se acalmar
Depois de digerir que você não está sozinho, é hora de encontrar alguma calma. Você não será um candidato super-efetivo se estiver exausto, defensivo ou engasgado. Você também pode dizer coisas das quais se arrepende, especialmente se estiver com raiva, ou tomar decisões com base em pânico versus consideração ponderada.
Dito isso, não há vergonha em tirar alguns dias ou algumas semanas de folga (se você puder pagar) para processar a realidade do que aconteceu. Permita-se tempo para trabalhar nos estágios de tristeza que vêm com perda de emprego repentina e inesperada.
Uma vez que você tenha uma cabeça clara e um pouco de espaço entre o evento e o horizonte, você provavelmente estará muito mais preparado para prosseguir com confiança e estabilidade mental.
Esteja preparado para as entrevistas
Planeje ser perguntado por que você deixou seu trabalho mais recente. Isso vai absolutamente acontecer, então esteja preparado. Você vai, é claro, querer colocar a situação na melhor luz possível, mas não minta. Pode voltar e assombrá-lo.
A melhor explicação é aquela que posiciona a situação de maneira confiante, direta e sucinta.
Digamos que você tenha sido demitido porque seu novo chefe fez mudanças radicais na descrição de seu cargo e, em seguida, deixou claro que você não estava em forma (antes de contratar seu colega de faculdade para realizar o seu trabalho).
Não é incrível. Você, é claro, não quer entrar em uma entrevista e reclamar sobre o idiota que esse cara foi e como você está bravo com a situação.
Em vez disso, vá com algo como: “Por três anos, minha função envolveu a análise de oportunidades de mercado e, depois, a recomendação de nossas equipes de produtos sobre possíveis novos produtos e aprimoramentos de produtos. Trabalhamos incrivelmente bem juntos e lançamos algumas inovações surpreendentes. A empresa recentemente reorganizou e mudou a liderança. Meu papel foi redefinido e muito do trabalho de análise que eu amo foi removido do meu trabalho. Embora eu tenha percebido algumas vitórias importantes enquanto meu papel mudava, o foco principal da posição não estava mais centrado nas coisas que eu faço melhor
Um novo trabalho
Se você é bombardeado a ponto de não saber se quer continuar na sua carreira atual – ou talvez você saiba que vai levar tempo para acertar a coisa certa – considere entrar em um “agora mesmo acessível”. Trabalho, ou talvez até mesmo um papel de voluntário. Fazer isso lhe dará algo para se concentrar agora (em vez de deixá-lo na Netflix por meses atoa), sem prendê-lo a um trabalho que talvez não seja o certo.
Ele também irá fornecer alguma renda intermediária (se um papel pago) e preencher seu currículo.